sexta-feira, 25 de junho de 2010

Mamíferos



  • Os mamíferos são da classe dos vertebrados e possuem como característica principal, glândulas mamárias que nas fêmeas produzem leite que serve de alimento para os seus filhotes. Possuem também pêlos ou cabelos. O cérebro controla a temperatura corporal (que é constante por serem animais endotérmicos), o sistema circulatório incluindo o coração. Os mamíferos possuem características que não aparecem em outros animais, porém as aves compartilham com eles algumas delas. Por exemplo: alta taxa metabólica, capacidade sensorial, enorme versatilidade ecológica, entre outras características ( isso quer dizer que essas características se desenvolveram independentemente nesses grupos).


    Os mamíferos tem características exclusivas que caracteriza um reino, gênero ou espécie. Essas características exclusivas possuem o nome de autopomorfías.
    Alguns exemplos:

  • Glândulas mamárias

  • Viviparidade (animais cujo embrião se desenvolve dentro do corpo da mãe) obrigatória. Exceto nos monotremados.

  • Diferenciação regional da coluna vertebral.

  • Crânio bicôndilo.

  • Caixa craniana aumentada.

  • Coração de quatro câmaras (2 trios e 2 ventrículos).

  • Mandíbula composta por um único osso, o dentário.

  • Presença de dentes molares.

  • Possui todos os sistemas completos e reprodução sexuada.

  • Os mamíferos apresentam um número pequeno de espécies em relação aos peixes, aves, répteis, anfíbios, moluscos...

  • O tamanho corpóreo dos mamíferos é muito variável indo da baleia-azul ao morcego-nariz-de-porco-de-kitti.

  • Entre outras características.

SISTEMA DIGESTIVO: O sistema digestivo é completo. Na boca, há a língua e vários tipos de dentes(incisivos, caninos, pré-molares e molares). O estômago é simples, pórem nos ruminantes possui quatro câmaras (pança, barrete, folhoso e coagulador). Só os monotremos possuem cloaca; os demais possuem ânus anexos do sistema digestivo: fígado, pâncreas e glândulas salivares. O trajeto do alimento inicia-se na boca onde é mastigado e misturado com saliva; desce pelo esôfago e dirige-se à primeira câmara, o rúmem ou pança. Em seguida, vai para o retículo ou barrete, onde é transformado em bolinhas que serão regurgitadas. Após a ruminação, o alimento é novamente deglutido, dirigindo-se, agora ao omaso ou folhoso, onde ocorre a absorção de água. Em seguida, vai para o único compartilhamento semelhante ao dos outros mamíferos, o abomaso ou coagulador. Saindo do estômago, o bolo alimentar agora segue um trajeto igual ao dos demais mamíferos. São ruminantes: boi, girafa, camelo, lhama, veado, etc. Os mamíferos possuem as mais diferentes dietas.




SISTEMA RESPIRATÓRIO: Respiração pulmonar, laringe com cordas vocais (exceto nas girafas), diafragma separando os pulmões e o coração da cavidade abdominal.

SISTEMA CIRCULATÓRIO: A circulação é fechada, dupla e completa. É formado pelo coração e vasos sanguíneos. O sangue carregado de oxigênio circula pela metade esquerda do coração e o sangue rico em gás carbônico circula pela metade direita. Não havendo a mistura.

SISTEMA NERVOSO: O SNC é constituído pelo encéfalo e pela medula espinhal. O encéfalo é bem desenvolvido e possui dois hemisférios subdivididos em lobos. Possuem os cinco sentidos, visão (olhos protegidos por pálpebras móveis), olfato (muito desenvolvido) , paladar (na língua localizam-se receptores do gosto em papilas especializadas), tato e audição (ouvidos com pavilhão auditivo externo carnudo e móvel).

REPRODUÇÃO: Os machos apresentam pênis, testículos protegidos por uma bolsa escrotal, fecundação interna e ovos. Possuem também, placenta com cordão umbilical, ligando a mãe e o filho. O filhote é alimentado pelo leite materno produzido nas glândulas mamárias.

EXCREÇÃO: O sistema urinário é formado por dois rins e pelas vias urinárias. Os rins funcionam como filtros. Sua função é retirar resíduos do sangue formadores da urina que ficam armazenados na bexiga e saem pela uretra.


HABITAT: Os mamíferos são animais que conseguem viver em qualquer lugar da Terra, com as temperaturas mais variadas. A sua maioria habita a terra mas existem mamíferos aquáticos não só de água salgada mas doce também.





Os mamíferos se dividem em três grandes grupos quanto à reprodução:




  • Monotrématos: Animais que colocam os ovos como os répteis, nasce um embrião que se desloca para uma bolsa para terminar o seu desenvolvimento lambendo o leite materno, porque não existe mamilos. Ex: Ornitorrinco.



  • Marsupiais: Não existe placenta para nutrir o embrião, então quando ele nasce nao está bem desenvolvido. As fêmeas possuem um sistema reprodutor "duplo", com dois úteros e duas vaginas laterais. Ex: Cangurus.



  • Placentários: Os ovos amnióticos são retidos no útero da mãe e alimentados com a ajuda da placenta. Os filhotes nascem com um grau de desenvolvimento superior ao dos marsupiais. Ex: Ser humano.




Bibliografia: http://www.animalshow.hpg.ig.com.br/


http://www.portalbrasil.net/





Nenhum comentário:

Postar um comentário