domingo, 4 de julho de 2010

Aves





As aves são animais vertebrados que podem ser facilmente distinguidos pela presença de penas. A pena é uma característica exclusiva desses animais, está presente em todas as espécies do grupo, são formadas de queratina, que ajudam a conservar o calor do corpo. Além disso, as aves não possuem dentes, são endotérmicas e apresentam um metabolismo elevado. Sua pela é seca e sem glândulas, com excessão da glândula uropigiana, encontrada na região da cauda que produz uma secreção oleosa.


Adaptações para o vôo:

As aves possuem diversas adaptações para o vôo que estão relacionadas ao formato aerodinâmico e à redução do peso do corpo. A presença de membros anteriores, transformados em asas, e de penas são algumas dessas adaptações. A pena é uma estrutura leve, mas ao mesmo tempo flexível e resistente. Além de atuar no vôo, é também um importante isolante térmico. Seus ossos são pneumatizados, que possuem no interior espaços que se comunicam com os sacos aéreos, servindo para ventilação, bombeando o ar para os pulmões e recebem o calor da ave que saem pela traqueia. Os sacos aéreos contribuem para a redução da densidade das aves, além de promoverem a refrigeração interna e atuarem nas trocas gasosas durante a respiração. As aves não possuem bexiga urinária, nem dentes contribuindo para a redução do peso. Há presença de quilha, expansão do osso externo, na qual se prendem os músculos que movimentam as asas.


Reprodução:

Fecundação interna, possuem um ovo terrestre com uma casca protetora externa e internamente, encontram-se os anexos embrionários. As aves são animais ovíparos, botam ovos que completam seu desenvolvimento fora do corpo materno.

Digestão:

A ausência de dentes impede que as aves triturem o alimento na boca, antes de engolir. Esta função é assumida pela moela,( região do estômago cujas paredes são dotadas de músculos fortes ). Na moela os alimentos são triturados e esmagados, com isso é realizada a digestão mecânica dos alimentos. Algumas espécies armazenam pedras na moela, que aumentam o atrito e auxiliam na trituração do alimento.
Possuem um papo, onde corresponde a uma dilatação da porção posterior do esôfago servindo para armazenar, temporariamente, o alimento coletado.

Excreção:

Rins metanéfricos, urina semi-sólida, ácido úrico e sem bexiga. A excreção é feita através de uma cloaca e ânus terminal.

Órgãos dos sentidos:

Possuem a visão e a audição bem desenvolvidas, são essenciais para um deslocamento eficiente no ar, durante o vôo. Já o olfato é pouco desenvolvido.

Sistema Nervoso:


É bastante desenvolvido, principalmente as estruturas relacionadas com o equilíbrio e com a orientação espacial, como o cerebelo. O paladar e o olfato são muito pouco sensíveis, ao contrário da visão e da audição. Possuem, também, 12 pares de nervos cranianos.

Sistema Circulatório:

Fechada. Possuem compartimentos bem definidos: coração, artérias, veias, capilares e o sangue.

Bibliografia:
http://www.portalbrasil.net/educacao_seresvivos_vertebrados_aves.htm


http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/bioaves.php

Imagem:
fonte : http://www.smashboards.com/showthread.php?t=251565

Nenhum comentário:

Postar um comentário